quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Leandro Silva visita o Hemonúcleo Costa Verde e divulga Lei de sua autoria







Na manhã desta quarta-feira, 31, o vereador Leandro Silva visitou o Homonúcleo Costa Verde, situado na Rua Manoel do Rosário no Centro de Angra dos Reis. O parlamentar foi recebido pela responsável técnica do local, Drª Aline Kroph que apresentou as dependências do Hemonúcleo e falou sobre o seu funcionamento.

De acordo com Kroph, diariamente são recebidos pelo menos sete doadores, o que ajuda a manter o estoque de sangue, porém este número ainda é aquém do esperado, já que o banco de sangue serve para abastecer não só Angra dos Reis, mas também Paraty e Mangaratiba. Kroph informou que para atender a demanda, a quantidade de doadores deveria ser de pelo menos o dobro.

O motivo da visita Leandro Silva ao hemonúcleo, além de conhecer de perto as instalações, foi divulgar a Lei nº 2956/2012 de sua autoria, sancionada recentemente pelo prefeito de Angra, que dá isenção ao doador, de isenção de taxa de inscrição em concursos públicos no âmbito municipal.

De acordo com a Lei, para ficar isento, o candidato ao concurso público deverá apenas comprovar pelo menos três doações de sangue realizadas no período de 1 (um) ano antes da data final das inscrições. A Lei prevê ainda, que periodicamente sejam impressos e emitidos junto aos contracheques, contas de luz, telefone e outros documentos oficiais, frases de incentivo à prática de doação de sangue.

Em entrevista a uma emissora de TV local, Leandro fez um apelo a população para que pratiquem a doação de sangue: “Peço aos amigos e amigas que compareçam ao hemonúcleo e pratiquem este gesto de amor ao próximo. Doe sangue e ajude a salvar vidas”, argumentou o vice-prefeito eleito, Leandro Silva.

A administração do Homonúcleo informa que para doar sangue a pessoa precisa ter e estar com boa saúde; Não ter ou não ter tido hepatite, doença de Chagas, sífilis, malária e AIDS; Ter idade entre 18 e 60 anos; Pesar acima de 50kg; Não estar gripado ou resfriado; e não estar grávida ou amamentando.